Alzheimer terminal – que mais eu posso fazer?





Aprender a constatar a dor por meio da expressão facial e corporal, gemidos, e outros sinais para poder relatar isto à equipe de saúde. Existem muitas causas da dor no estágio avançado de demência, entre elas: artrite, câimbras, contraturas, falta de mobilidade, aumento da osteoporose, indigestão. Muitas pessoas desenvolvem uma hipersensitividade ao toque.
Aproveite para falar com o seu idoso como nunca antes. Em algum nível ele consegue ouvir e entender, o que se tornará evidente nos períodos de lucidez que irão acontecer.Diga a ele que o ama e que se lembra de bons tempos que compartilharam.
Leia em voz alta a Bíblia ou outro livro favorito. Cante canções antigas e conhecidas.
Traga flores para o quarto e coloque-as onde possam ser vistos da cama.
Ofereça um bicho de pelúcia, bolinha ou um colar de contas para segurar na mão.
Massageie levemente as mãos e os pés do seu idoso.
Ofereça o toque e contato humanos. Sente-se ao lado da cama, segure a mão dapessoa e fale com ela como se ainda pudesse ouvir e entender. A audição pode ser oúltimo sentido a ser perdido. Reduza as intervenções somente às necessárias, mude apessoa de posição a cada duas horas ou quando precisar trocar a fralda.
Cuide da boca seca, umedecendo-a com gaze molhada em água mineral e aplique vaselina ou manteiga de cacau nos lábios. Limpe a secreção dos olhos com gaze úmida.
Preste atenção à prisão de ventre. Siga as orientações da equipe de saúde.
Atenda às necessidades espirituais e culturais. Para algumas pessoas isto pode significar chamar um sacerdote da sua religião para conversar. Para outros pode ser queas suas músicas preferidas sejam tocadas como um fundo suave. O balançar ou “ninar”acalma e conforta. Estas e outras informações devem ser conhecidas e organizadas com antecedência.Mantenha um ambiente de harmonia e paz – bom para quem parte e para quem fica.
Trabalhe junto com a equipe de saúde. Fale claramente o que precisa, anote suas perguntas e preocupações e também as instruções sobre os cuidados ao conversar comos profissionais.
Incentive as pessoas próximas a visitar, pois mesmo que não os reconheça, o idoso percebe a presença carinhosa de alguém que o ama.
Crie um “ultimo casulo” de amor, atenção e carinho onde o seu idoso possa sepreparar para “voar”, finalmente livre da doença que tem limitado a sua vida por tantos anos. Isto pode ser feito onde quer que o idoso esteja – em casa, na clínica ou no hospital. Depois soltar, liberar, ceder, permitir, desapegar e entregar…
——————————————————————————————-
VIVER BEM… (Elizabeth Kubler Ross)
O foco de cuidado paliativo na filosofia “Hospice” está em viver tão bem quanto possível até o fim da vida, que significa:
  • Viver livre de dor, ou com dor que seja possível de agüentar
  • Poder me comunicar de alguma forma e não ser sedado
  • Manter a minha dignidade
  • Ter a companhia de meus familiares e amigos
  • Ser cuidado com amor e respeito, sem sentir-me um fardo
  • Viver e morrer no meu ambiente preferido, entre coisas conhecidas que me confortam
  • Não morrer só!
———————————————————————————————-
Judy Robbe –  judyrobbe@gmail.com    (31) 3223 1145 / 9991 2142
Site Harmonia de Viver  -  http://harmoniadeviver.net.br/index_.html

0 comentários:

Postar um comentário