Por que as pessoas escondem a sua idade?




Dizem as regras de boas maneiras que não se pergunta a idade de uma mulher. Mas por quê? Acho interessante, pois, se analisarmos bem, parece que as pessoas de diferentes faixas etárias não estão muito satisfeitas com sua idade naquele momento. E, ao contrário do que dizem por aí, esta preocupação não é exclusiva das mulheres.
Normalmente as crianças não gostam de ouvir aquela frase clássica dita por adultos que não a viam há muito tempo: “Nossa, como você cresceu!”. Enquanto crianças pequenas não há grandes preocupações com sua prórpia idade, mas com o passar dos anos, esta preocupação começa a ganhar espaço na vida dos pequenos.
Os adolescentes também parecem não ser muito satisfeitos com sua própria idade. Eles são grandes o suficientes para chegarem em casa tarde e ainda são crianças para ganhar presente no dia das crianças. E coitado daquele que, ao tentar adivinhar sua idade, falar um ano que seja a menos. O adolescente costuma querer parecer ser mais velho, mais maduro, mais adulto. Porém, logo, logo isto vai mudar.
Com o passar dos anos, acumulamos experiências e passamos por uma série de transformações em nosso corpo, em nosso modo de pensar e de agir. É esperado que tenhamos atitudes e pensamentos coerentes à nossa faixa etária, mas parece que o que mais assusta as pessoas não são estes aspectos psicossociais, mas sim o corpo físico. Sempre que crescemos deixamos de lado um corpo que não é mais condizente à nossa faixa etária e ganhamos um novo corpo, coerente à nossa atual realidade. As pessoas preocupam-se e manter uma aparência jovem, independente de serem “jovens de espírito” ou não.
Chega a idade adulta. Por volta dos vinte, vinte e poucos anos, as pessoas parecem não se importar muito com a própria idade. Na casa dos trinta a idade começa a incomodar, mas não como quando se era adolescente, acontece o oposto: as pessoas querem aparecer mais novas. Os primeiros sinais de que os anos já se passaram, como o aparecimento dos primeiros fios brancos, o ganho de peso, o surgimento de linhas de expressão podem ser motivo de sofrimento para as pessoas que não aceitam bem sua idade.
Na meia-idade os anos já estão mais demarcados no corpo através destes sinais que começaram a aparecer há pouco mais de uma década. Algumas pessoas não aceitam o passar dos anos e literalmente brigam quando alguém pergunta sua idade ou quando algum “infeliz” pergunta se ela é mais velha do que realmente é. Algumas pessoas tentam “driblar” o passar dos anos com cirurgias plásticas, tratamentos estéticos rejuvenescedores, usando roupas adequadas para pessoas mais jovens, porém, nem sempre conseguem resultados satisfatórios. Alguns realmente conseguem parecer mais jovens (aparência física) com tais atitudes, porém outros acabam exagerando e podem ser taxados como ridículos pelos outros. Além disso, pessoas que não aceitam bem sua idade começam a ter atitudes despropositais, como uma espécie de fuga, uma regressão a um tempo anterior de sua vida: envolvem-se co parceiros mais novos, competem com os filhos, voltam para as baladas. Não estou criticando as pessoas que fazem isto para se divertir, o que é muito saudável, só não é legal querer voltar a ser jovem desta forma.
À medida que os anos passam, a pessoa começa a ter mais consciência de sua própria morte. Se a morte não fez sua indesejada visita na infância, na adolescência e na idade adulta, uma coisa é certa: ela chegará na velhice. Isto também pode fazer com que a pessoa tenha a necessidade de mentir sua própria idade não apenas para os outros, mas para si mesmo e para a dona Morte. Porém, será que ela vai acreditar em sua desculpa?
A questão que fica para a reflexão é a seguinte: Por que é feio assumir sua própria idade? Não é vergonha envelhecer! É bonito assumir a idade que temos, o que somos, que bagagem carregamos nestes anos. Esconder a idade, além de nos fazer parecer enganadores (visto que na maioria das vezes a idade está em nossos rostos), nos faz esconder de nós mesmos tudo o que já vivenciamos no decorrer de nossas vidas. Da próxima vez que alguém perguntar sua idade, não tenha vergonha de responder! Para manter seu espírito jovem não é preciso estar com um corpinho de quinze anos. É questão de ter uma atitude mais positiva perante a vida, ser aberto às mudanças e tentar adaptar-se bem a elas. Isto é muito mais importante que ter um corpo forçadamente jovem.
Fonte:http://www.cuidardeidosos.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário