Os filhos não querem cuidar de seus pais




A partir de vários comentários que chegam até nós pelo portal ou por email é possível concluir uma triste realidade: os filhos não querem mais cuidar de seus pais idosos, principalmente quando eles estão doentes. Acho revoltante deparar com esta realidade, principalmente se pensarmos que foram nossos pais as pessoas que cuidaram de nós enquanto crianças, dependentes, nas vezes que ficamos doentes.
É cada vez mais comum o relato de filhos que se sentem sobrecarregados, pois os irmãos ou outros familiares se retiram, e sobra para apenas um dele a árdua tarefa de cuidar de um idoso dependente. Uma coisa é fato: não existe uma lei que obrigue todos os filhos a cuidar dos pais idosos, em igual proporção. O Estatuto do Idoso, em seu Art 3° Paráguafo único -  V, ilustra claramente a “priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.” Ou seja, o idoso deve ser acolhido por sua própria família (filhos netos, irmãos, etc), sendo o atendimento em instituições recomendado apenas para os idosos que não possuem família ou que não tenha condições de se manter. Porém não há como obrigar a todos os irmãos se dedicarem na mesma proporção.
É um absurdo as pessoas procurarem leis que obriguem os filhos a exercerem sua função de filhos, penso que cuidar dos pais idosos seja uma tarefa tão natural aos filhos quanto cuidar de filhos pequenos é atribuição dos pais. Quando uma mãe ou pai se recusa a cuidar de um bebê ou abandona-o, toda a sociedade se revolta com um ato de atrocidade contra um incapaz. E quando o inverso acontece? Um idoso dependente é tão vulnerável quanto um bebê, ou seja, não tem condições de se alimentar sozinho, de se vestir sozinho e de defender-se.
Seguem abaixo algumas justificativas que filhos têm lançado mão para não cuidarem de seus pais idosos:
“Meus irmãos não me ajudam, estou sozinha para cuidar de papai!”. Não é certo “tirar o corpo fora” e deixar toda a tarefa de cuidar para apenas um irmão! Porém, mais errado ainda é este irmão deixar o idoso de lado. Isto é crime! Abandono e negligência do idoso são crimes e, quando denunciados, os agressores irão responder criminalmente. Não faz sentido criticar a falta de alguém (o irmão que não ajuda) cometendo a mesma injustiça. O idoso é que sai prejudicado. E se o cuidador fosse filho único e não tivesse nenhum irmão para dividir os cuidados? Muitas pessoas nessa situação conseguem alternativas (cuidador, ajuda de terceiros, instituições) e não ficam sobrecarregados, assim como também o idoso não fica abandonado.
“Estou ficando doente de tanto cuidar sozinha, decidi que não cuido mais de mamãe”. Um cuidador sobrecarregado pode mesmo adoecer em função do alto stress emocional e da sobrecarga física de cuidar de um cuidador (trocar roupas, dar banho e mudar de posição um adulto é muito pesado). Porém, mais uma vez afirmo que abandonar o idoso não irá resolver o problema. Um cuidador que fizer isto, além de poder responder na justiça, também poderá sentir-se culpado e deprimido por suas atitudes. Pensar apenas em seu bem-estar não resolve o problema. A solução é reunir a família e pensar no que pode ser feito no sentido de trazer melhor qualidade de vida para o idoso dependente e seu cuidador.
“Trabalho fora o dia todo, não tenho tempo de cuidar de mamãe!”. Um fato inquestionável: as pessoas precisam trabalhar para garantir sua subsistência, principalmente os cuidadores de idosos dependentes, que costumam ter vários gastos excedentes. Cuidar de um idoso nessas condições requer o mesmo trabalho e responsabilidade que cuidar de uma criança e nem por isto todas as mães param de trabalhar fora! É fato que o Brasil não disponibiliza de centros-dia gratuito para os idosos (com funcionamento semelhante ao das creches, o idoso passaria apenas o dia num local com acompanhamento multiprofissional), porém, em muitos casos, é possível arcar com os custos de um cuidador apenas em uma parte do dia, ou mesmo contar com a ajuda de familiares ou vizinhos de confiança que possam cuidar do idoso enquanto o familiar trabalha.
“Meu pai me abandonou enquanto criança, hoje ele está idoso e doente, mas não irei cuidar dele”. Cuidar envolve laços de afetividade desenvolvidos ao longo dos anos. Lógico que se esta pessoa não foi um bom pai torna-se mais difícil para um filho ser seu cuidador vários anos mais tarde. Porém, não se justifica um erro com o outro. Se as mágoas foram muito intensas, às vezes tentar ser o cuidador pode não ser a melhor saída, pois pode ser uma forma do filho descontar seu rancor pelo pai – atualmente impotente. Esta relação direta de dependência pode abalar emocionalmente ambos. Uma alternativa viável seria reunir a família e investir num bom cuidador familiar ou mesmo levar ao idoso a uma instituição de longa permanência adequada, prestando a assistência necessária.
“Minha mãe me agride e está muito chata. Não quero cuidar dela”. Agressividade e comportamentos ranzinzas podem ser sintomas da doença de Alzheimer, ou seja, não são propositais. Algumas crianças também são agressivas e cansativas e nem por isto a maioria dos pais levam-nas para abrigos. Pense nisto toda vez que pensar em deixar de cuidar de um familiar idoso que depende de seus cuidados. Converse com o médico do idoso, pois existe medicação para minimizar os sintomas agressivos e, mais uma vez, converse com a família em busca de ajuda.
Estes foram apenas alguns exemplos de justificativas que os filhos têm usado para não mais cuidarem de seus pais ou familiares idosos. Cada pessoa tem suas questões, seus problemas e limitações, mas não cuidar de pais idosos é grave! É uma forma de violência. Elabore alternativas, não tenha vergonha de pedir ajuda, às vezes as pessoas não ajudam, pois não sabem que você está precisando ser ajudado. Quando for possível, contrate um cuidador profissional, sua presença em casa, mesmo que em apenas uma parte do dia, pode ajudá-lo muito, principalmente quando não se tem outras pessoas da família para ajudar. Se a única alternativa for levar o idoso para uma ILPI, faça isto de maneira consciente, mantendo seus vínculos de pais e filhos. O que não pode é abandonar um idoso dependente, seja em casa, ou na instituição. E um cuidador também não pode fazer tudo sozinho.
Portal do Idoso

14 comentários:

Luísa Campos disse...

Pois é....é assim...

Unknown disse...

Pais que não tem mais filhos, a quem recorrer primeiro, irmãos e depois os netos ou primeiro os netos e depois os irmãos?
Se tiver que optar por ação judicial a quem primeiro o Juiz delegaria a responsabilidade?

Unknown disse...

mas alei nao determina os filhos revesar os cuidados com o idoso?

Renatoguma disse...

Poxa , a lei deveira determinar que todos os filhos a revesar o cuidados do idoso, caso um dos filhos não tenha tempo, que seja obrigado a pagar alguém que cuide nos dias que ele não possa!! Vamos procurar deputados e vereadores que levantam a bandeira do idoso e propor esta emenda na lei!! não é justo apenas dois filhos ou um filho promover o cuidado e os outros se ausentarem da responsabilidade, seja por qualquer justificativa, salvo se este filho tiver problemas de saúde incapacitante que o impossibilite de prestar cuidados ao pais, ou o mesmo filho já tiver alguém com deficiencia que está sob a sua responsabilidade como filho com deficiencia fisica e/ou mental e sua esposa/o.

sandra santiago pimentel disse...

Cuido da minha mãe sozinha ela é especial e tenho mais 6 irmãos só que eles não querem cuidar .eles tem que me pagar ou não .é também tenho uma filha com deficiente com 15 anos minha mãe tem 75

sandra santiago pimentel disse...

Será que tenho que entrar na justiça para meus irmãos me ajudarem a cuidar da minha mãe que não anda ela tem 75 anos

sandra santiago pimentel disse...

Será que tenho que entrar na justiça para meus irmãos me ajudarem a cuidar da minha mãe que não anda ela tem 75 anos

sandra santiago pimentel disse...

Será que tenho que entrar na justiça para meus irmãos me ajudarem a cuidar da minha mãe que não anda ela tem 75 anos

sandra santiago pimentel disse...

Cuido da minha mãe sozinha ela é especial e tenho mais 6 irmãos só que eles não querem cuidar .eles tem que me pagar ou não .é também tenho uma filha com deficiente com 15 anos minha mãe tem 75

Guesgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guesgo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pois vivo assim também,meus irmãos não vem nem visitar meu pai de 86 anos,eu nem viajar ,nem sair posso,ainda tenho que trabalhar,e optei por trabalhar em casa,pois não posso deixar ele sozinho,tenho duas filhas,é o esposo prá dar atenção,tipo eu não tenho vida,eu pago aluguel,meu pai recebeu só um salário mínimo,tem um imóvel a venda,quando vender tenho certeza que meus irmãos vão aparecer para pegar a parte que era d mamãe,aí vão sumir, provavelmente vão aparecer quando meu pai falecer,para exigir o que é de "direito" deles...E coitada de mim se tiver gasto todo o dinheiro dele com. Ele mesmo,capaz de falar que peguei.. essa lei é ridícula,se todos tem direito a tal herança, porquê lei não obriga a cuidar também??

Unknown disse...

Se eu ficar doente,o que vai acontecer??? Quando um casal se separa,ou o pai,ou a mãe paga pensão,e o outro cuida,ou tem guarda compartilhada,agradeço com os pais é essa palhaçada....Lei ridícula,quem abandona não tem direito a nada!

Unknown disse...

meu pai sempre foi uma pessoa muito difícil nunca ligou pra filhos,mulher viveu como bem quis passou 90% da vida dentro de um bar,depois que minha mãe morreu a 16 anos cuido dele mas ele sempre ficou na casa de mas agora com 82 anos não pode ficar sozinho então arrumei duas pessoa pra cuidar dele durante a semana mas ninguém alguém aguentou ele estão trouxe ele pra casa mas ele não quer ficar aqui de jeito nenhum ele é muito violento avança na gente para bater fala que nem policia pode com ele a minha casa ficou destruturada estou muitos estressada meu filhos tem medo dele e meu marido tá muito estressado tbm então vamos colocar ele numa casa de repouso pq nã há o que fazer com ele e eu preciso criar meus filhos

Postar um comentário