Caderneta de Saúde



A caderneta de saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007 e desde então é entregue às Secretarias Estaduais de Saúde e municipais. Até o final de 2010 serão distribuídos na rede pública 13 mil livretos como esse no país todo

Em posse dela, o paciente terá registrada informações importantes sobre sua saúde, tais como controle de peso, glicemia e medicação utilizada.
“Esta é uma ferramenta de identificação de situações de risco potenciais para o idosa. Por exemplo, deve-se registrar se o idoso caiu alguma vez no ano. Se ele caiu mais de uma vez, é preciso planejar e organizar as ações de promoção, recuperação e manutenção da capacidade funcional”, explica Luiza Machado, coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso.
A implantação da caderneta, que se deu inicialmente a partir das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), foi acompanhada por um manual de orientação, voltado para os profissionais de saúde para o correto preenchimento e manuseio da caderneta.
Obs:Os municípios com população inferior a 500 mil habitantes deverão reporta-se a Secretaria Estadual de Saúde para obtenção das Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa. 


Alimentação 


- Faça pelos menos três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições.
- Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos – batata, raízes, mandioca, aipim - e massas) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural.
- Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos). Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos.
- Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e guloseimas, coma-os no máximo duas vezes por semana.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
- Beba pelo menos dois litros de água por dia (6 a 8 copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário